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O que comer antes, durante e depois do treino?

O que comerNa maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso corpo tem uma alta capacidade em produzir reservas energéticas para serem usadas em momentos que demandam energia, sendo elas a reserva de carboidratos na forma de glicogênio muscular e hepático e os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo e muscular proveniente das gorduras e também dos carboidratos em excesso na dieta.

Durante um treino de aproximadamente 1h e de intensidade moderada, comumente observada nas academias, essas reservas energéticas suprem tranquilamente a energia utilizada durante o treino, desde que estejam em níveis adequados.

Então o que realmente importa? Mais importante do que se preocupar com o que comer pré, intra ou pós-treino, é manter a ingestão de macronutrientes em níveis ótimos distribuídos ao longo do dia inteiro, pois é isso que vai determinar o seu estoque energético que será utilizado, implicando no rendimento do treino!

“Ah, mas se eu não tomar maltodextrina durante e depois eu vou catabolizar meus músculos!!!”

Primeiro, a proteína é a última escolha no metabolismo energético, e não será esse treino de musculação que fará com que isso aconteça. Em segundo lugar, o catabolismo é um processo fisiológico e necessário para que novas proteínas sejam produzidas e para que o seu músculo hipertrofie! Obviamente, ele não pode se sobressair ao anabolismo, mas também não deve ser evitado o tempo todo!

Portanto, estabeleça a quantidade de macronutrientes durante todo o dia e pare de se pensar que refeições específicas serão determinantes no seu resultado.

Raphael Campanholi
CRN3-49867

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