Home » Notícias » Normas na Cozinha » Os alimentos merecem respeito: evite desperdício!

Os alimentos merecem respeito: evite desperdício!

A cada ano são desperdiçados mais de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, número que representa 1/3 dos alimentos que vão para a mesa do consumidor. Dos alimentos que vão à mesa, 1/3 é novamente desperdiçado.

O desperdício acelerado de alimentos contribui para o aumento da produção de lixo, impactando negativamente no meio ambiente e na economia global.

Segundo o relatório da ONU, mais de 860 milhões de pessoas passam fome pelo mundo, simplificando, a cada 9 pessoas 1 passa fome, este número é alarmante. Minimizar este impacto será uma mudança de cada um de nós.

O reaproveitamento é uma das formas de minimizar as perdas. Antes de tudo, deve-se analisar se partes como; folhas, talos, cascas, bagaço e sementes estão próprias para o consumo; separar bem o que tiver alteração de cor e odor, essas devem ser descartadas. E então, é só usar a criatividade.

Podemos utilizar as cascas das frutas em doces, bolos e sucos. As cascas de legumes ou talos podem ser uma opção para um mix de folhas raladas ou um patê cremoso.

Além das frutas e legumes, podemos utilizar também a sobra do almoço e reaproveitar no jantar. A sobra de arroz que pode virar um risoto, o restinho de feijão, uma sopa com legumes, a carne cozida, um lanche de carne desfiada para ser servido a tarde.

Precisamos ficar muito atentos à cocção, armazenamento e consumo imediato. Não devemos reaproveitar alimentos que ficaram em temperatura ambiente ou que passaram da data de validade. Deste modo vamos consumir os alimentos com o devido respeito que merecem.

 

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – PersonalNutrition

Fonte:

https://www.fao.org.br/daccatb.asp

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *