Home » Notícias » Na Infância » Preparação desde cedo

Preparação desde cedo

 

Alimentação adequada no ambiente familiar e escolar, somado às atividades físicas, tranquilidade no local das refeições, sem outras distrações, contribuem para manutenção do peso adequado, atenção ao que está comendo, prazer em uma boa alimentação.

As crianças que permanecem na frente da televisão, jogando videogame por horas, são mais sedentárias. O sedentarismo faz o metabolismo funcionar lentamente, consequentemente queimara menos calorias e terá mais chances de desenvolver a obesidade e junto com a obesidade ficará mais propensa ao diabetes, doenças respiratórias, colesterol elevado, diferente de crianças mais ativas.

Um estudo de caso-controle realizado por Guimarães e Cols. (2006) em Cuiabá, com crianças de 06 a 11 anos de idade, mostrou que o sobrepeso foi 2,58 vezes maior entre as crianças que brincavam 10 horas ou menos por semana, comparadas  às crianças que brincavam mais de 26 horas.

O padrão alimentar das crianças vem mudando ao longo dos anos, não somente no volume, mas também no tipo de alimento. A diminuição do consumo de frutas e hortaliças, resulta no contínuo aumento da adiposidade (gordura corporal), associado ao consumo de refrigerantes, produtos industrializados, ricos em gordura, açúcar e sódio.

Estes dois quadros são consequências do processo de transição nutricional que o Brasil vem passando nas ultimas décadas, aumentando o consumo de gorduras saturadas e açúcar, reduzindo o consumo de leguminosas, frutas e verduras, diminuindo o nível de atividade física e resultando no aumento da obesidade infantil. Caso não sejam realizadas medidas efetivas, este quadro será perpetuado na adolescência e na vida adulta.

 Henrique Tiago Neto

                                                                                                                                                                                         Nutricionista – PersonalNutrition

About nutrimeu

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *