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Reeducação Alimentar: Guia Alimentar da População Brasileira

Em 2006, no Brasil, foi criado o Guia Alimentar da População Brasileira, que apresentava as primeiras diretrizes para uma alimentação saudável, tentando resgatar hábitos alimentares perdidos da nossa população, como o consumo do tradicional arroz e feijão, a variação no consumo de carnes, miúdos, frangos, peixes e ovos, o aumento de frutas e verduras e água.

Para você que não sabe por onde começar a sua mudança de vida e de rotina, vale a leitura! Fácil, rápido e com termos que todos nós podemos compreender. O Guia frisa a importância de termos uma atividade física regular e, o que muitos não sabem, é que a recomendação gira em torno de 30 minutos por dia, que pode até ser parcelado em 03x: manhã, tarde e noite, ou seja, fazer 10 minutinhos em cada período do dia é mais que PERFEITO, a intenção é que possamos nos mexer, nos movimentar!!!

 

Então temos a união perfeita de uma vida saudável:

  1. Aumente e varie o consumo de alimentos, faça pratos coloridos e nutritivos;
  2. Faça atividades físicas na maioria dos dias da semana;
  3. Não é impossível radicalizar com o seu hábito de vida, comece gradativamente aumentando o consumo de frutas e verduras, a recomendação para esse grupo alimentar é de 3 – 4 frutas por dia, distribua elas ao longo do seu dia;
  4. No caso da combinação perfeita: arroz e feijão, o ideal é de para cada 02 porções de arroz devemos consumir 01 porção de feijão;
  5. Aumentando o consumo de líquidos durante o dia conseguimos evitar retenção hídrica, pele ressecada e diminuímos o apetite que, muitas vezes, é sede e não fome, um grande vilão para aumento da ingestão calórica.

 

Acompanhe o guia na íntegra e faça uma boa leitura:

 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf

 

Nutricionista Responsável: Portal  Meu Nutricionista

 

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