Home » Notícias » Na Infância » Semana Nacional da Amamentação

Semana Nacional da Amamentação

A Semana Nacional da Amamentação passou e quem ganha o presente é você nosso seguidor, a partir de hoje colocaremos para você profissional e leitor 10 passos de uma Alimentação Saudável segundo a Organização Mundial da Saúde, vamos arregaçar as mangas e pôr em prática tudo que vamos ler ao decorrer dessas 10 semanas:

O Ministério da Saúde, em 2013, lançou um guia interativo com a finalidade de auxiliar os profissionais da saúde, mães e educadores a direcionar a alimentação das crianças. Então, leia atentamente cada passo do guia.

Dez Passos para uma Alimentação Saudável:

Passo 01: Dar somente o leite materno até os 6 meses, sem oferecer chá, água ou qualquer outro alimento

A amamentação é um ato de amor, ele protege o seu filho de infecções intestinais, doenças respiratórias e ainda garante o peso adequado para um perfeito crescimento. Entendemos que algumas mães precisam retornar ao trabalho, por isso ordenhe seu leite e deixe em mamadeiras esterilizadas para ser ofertado a seu pequeno durante o dia. Não deixe de amamentar, não deixe seu leite “secar”, evite o desmame precoce daesua maior preciosidade.

Não ofereça nenhum outro tipo de alimento, você carrega com você o alimento mais completo de todos, ele é supre a necessidade do seu bebê até o 6º mês então escolha uma posição confortável, cuidado para não ficar mal apoiada para isso utilize as almofadas e travesseiros para evitar possíveis dores e que a pega pelo seu pequeno seja perfeita e eficiente.

Passo 02: Ao completar 6 meses , introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até 2 anos de idade

As necessidades do seu bebê já ultrapassam a quantidade de nutriente que temos no leite materno, por este motivo é imprescindível que acrescente outros alimentos na alimentação diária de seu filho. Não se preocupe, nessa idade o organismo do seu filho está preparado para receber outros alimentos sem causar nenhum prejuízo de absorção, digestão ou desconfortos. Porém, é preciso fazer corretamente esse desmame, ou seja, ao completar 06 meses ofereça, além do leite materno, 01 papa de fruta e 01 papa salgada, que devem ser raspadas ou amassadas. Evite bater o alimento para que a criança seja incentivada a mastigar e deglutir corretamente, nessa idade ofereça alimentos semi-sólidos.

A partir do 7º mês você pode introduzir a segunda papa salgada, nesta fase seu bebê já estará almoçando e jantando papas salgadas. No 8º mês você já deve introduzir a comida da família gradativamente, então coloque alguns alimentos sólidos incentivando maior trabalho de mastigação do seu bebê. Quando ele completar 12 meses não há mais restrição de consistência  e ele será introduzido na alimentação da família.

Tenha uma alimentação saudável para continuar auxiliando a criança a crescer saudável, lembre-se que cada criança tem a sua adaptação, nossa orientação não é uma regra, cada bebê tem seu tempo de adaptação, então não há motivos para angústias! Para que isso aconteça mais rapidamente, os temperos mais fortes como pimenta, gengibre, excesso de sal e óleo deve ser evitados, respeitando a originalidade da sua região.

 Nutricionista Responsável
Portal Meu Nutricionista.

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *