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Sódio – Vem só do sal?

Quando falamos de sódio, logo  pensamos no sal de cozinha, não é? Pois bem, viemos mostrar o quanto, por exemplo, as bebidas tem de sódio, principalmente as lights e diets. Quem gosta de economizar calorias não pode deixar de ler essa matéria.

O sódio é essencial para o organismo, auxilia na absorção de muitos alimentos, como, por exemplo, o carboidrato, nosso maior fornecedor de energia. No entanto, seu excesso aumenta os níveis de pressão arterial e aumenta o risco de hipertensão arterial, consequentemente, de doenças cardíacas graves, que sem tratamento podem causar infartos e morte.

O sódio é acrescentado nos alimentos para garantir conservação. É o sódio que mantém qualidade e sabor dos alimentos, ou seja, alimentos industrializados contém sódio na composição. Muitos alimentos apresentam quantidade de sódio aumentada na formulação, por exemplo, bebidas diet e light, devem ter quantidade menor de açúcar  e maior de adoçantes, para garantir o sabor adocicado.

O que muitos não sabem é que essas bebidas apresentam maior quantidade de sódio, pela maior quantia de adoçante. Segundo pesquisadores, esse tipo de  bebida contém o dobro da quantidade de sódio, por esta razão, aumentam o risco de hipertensão arterial.

Uma grande dúvida é quanto ao açúcar das outras bebidas. Para os que desejam emagreccimento e saúde, o ideal é não optar pelo diet, pois gera a falsa sensação de liberdade para consumo de grandes quantidades. O melhor é consumir quantidades moderadas de bebidas ditas “normais”.

Segundo o Congresso Virtual Brasileiro de Educação, as bebidas ricas em cola são as que apresentam maior quantidade de sódio, já as ricas em uva, são as que contem menos, por isso é aconselhável optar por bebidas normais, com frutas na composição, sem exageros.

Uma dica é dar preferência a sucos naturais de frutas, águas e chás!

 

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