Home » Notícias » No Esporte » Termogênicos: efeitos, indicações!!!

Termogênicos: efeitos, indicações!!!

Para começarmos a entender sobre os tais “termogênicos” é importante entender que estes contribuem para o aumento do metabolismo basal, ou seja, fazem com que o organismo utilize mais energia em repouso.

Os alimentos termogênicos exigem maior esforço do corpo para a sua digestão, apesar de todos os alimentos gastarem energia para digestão alguns deles são destacados como aumentar esse gasto durante o processo.

É muito importante ressaltar que esses alimentos não apresentam somente benefícios, muitos deles podem ser prejudiciais atacando o sono, aumentando as dores de cabeça, levando a tonturas além de problemas gastrointestinais como: dores no estômago, azia, náusea, vômitos, problemas no fígado entre outros, por isso é tão importante consultar-se com nutricionistas, já que esses profissionais poderão com propriedade oferecer a dosagem correta para o consumo.

Abaixo vamos descrever sobre alguns alimentos e suas propriedades:

PIMENTA: aumenta a salivação e a secreção gástrica causando uma sensação de bem estar, alguns estudos comprovam a sua ação no sistema nervoso além de aumentar degradação de gordura. Seu consumo deve ser limitado e não deve ser de uso prolongado.

CHÁ VERDE: muito conhecido por aumentar o metabolismo, além de reduzir gordura corporal, o seu consumo não deve ultrapassar de 4 a 6 xícaras por dia e além disso deve-se avaliar individualmente os seus efeitos.

Além destes, outros alimentos como: semente de linhaça, gengibre, chá vermelho e branco, mostarda, vinagre de maçã, guaraná, cafeína e os produtos derivados do chocolate.

Os termogênicos vendidos na forma de cápsulas são ricos em cafeína, o seu consumo não deve ser incentivado, já que a esta é estimulante do Sistema Nervoso Central, causando dores fortes na cabeça, insônia, aumento de frequência cardíaca, aumento da pressão sanguínea; por outro lado a cafeína aumenta a secreção de hormônios como a adrenalina e a enzima lipase, o que gera um aumento na mobilização de gordura corporal.

Dentre tantas as opções a melhor e mais recomendada por especialistas é o exercício físico unido a uma alimentação equilibrada, somente os dois profissionais podem com exatidão lhe entregar a FÓRMULA MÁGICA!!!

 

Nutricionista Responsável: Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *