Home » Notícias » Tucumã

Tucumã

 A reportagem de hoje foi recebida por uma nutricionista diretamente de Manaus, se delicie com a especiaria que ela sugere:

  

Vai ao Amazonas? Dentre tantas especiarias, não perca a oportunidade de experimentar um fruto 100% Amazônico: o tucumã!

O tucumã pode ser consumido in natura (tirando a casca) ou na culinária. Mas se estiver um dia quente, daqueles peculiares à nossa região, não deixe de experimentar o sorvete de tucumã. Saboreie e depois nos conte!

Este é um fruto altamente energético, bem como uma boa fonte de provitamina A, superior à famosa cenoura, chega a oferecer quase 100% desta vitamina necessária a um adulto, com apenas 100g do fruto.

Dentre as gorduras predominantes, destaca-se o ácido oleico, um tipo de gordura saudável, com capacidade de reduzir o LDL (colesterol ruim), além de agir como antioxidante no organismo.

Além dos óleos, este fruto apresenta grande quantidade de fibras, melhor aproveitada quando ingerido in natura.

Apenas 100g do tucumã supre em até 90% nossas necessidades diárias de fibras, tornando-se uma ótima opção para quem está com o colesterol alto ou sofre de constipação.

Vale ressaltar seu valor calórico: 474 kcal que, apesar de parecer assustadora, é uma excelente fonte de energia, podendo ser consumida, como qualquer alimento, com parcimônia quando se segue uma dieta com restrição de calorias.

 

 Flávia Cunha
Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *