Home » Notícias » Vitamina B12 Corpo e mente saudável

Vitamina B12 Corpo e mente saudável

A vitamina B12 (Cianocobalamina) é uma vitamina hidrossolúvel, encontrada em todos os tecidos animais, armazenada primeiramente no fígado na forma de adenosilcobalamina, desempenha importantes funções metabólicas no organismo.

Uma limitação são as fontes dessa vitamina, é a única encontrada SOMENTE em alimentos de origem animal: carnes, leites e ovos, os alimentos de origem vegetal não são fontes de vitamina B12.

As reservas estocadas no nosso organismo são suficientes para manter os níveis plasmáticos durante anos, a partir do momento que o estoque de vitamina B12 se esgota a anemia e outros sintomas aparecem rapidamente, diretos na saúde física e mental do individuo.

A vitamina B12 é indispensável nas trocas metabólicas entre os tecidos das mucosas e à síntese de mielina nas células nervosas sensitivas. A deficiência desta está relacionada à anemia megaloblástica, depressão, polineuropatia, mielopatia, neuropatia óptica, psicose e demência, quadro mais agressivo com carência de folato (pertence à família das vitaminas do complexo B). O diagnóstico precoce da deficiência é de extrema importância, evitando danos patológicos irreversíveis.

Por conta desses aspectos, a deficiência de vitamina B12 é um importante problema de saúde pública, principalmente em pessoas idosas (absorção gastrintestinal diminuída é mais recorrente) e em indivíduos com dietas estritamente vegetarianas.

 

 


Henrique Tiago

Nutricionista Personal Nutrition

Fonte

http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v41n5/a07v41n5.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0047-20852011000200010&script=sci_arttext

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4075

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *