Home » Notícias » No Esporte » Vitamina C todos os dias

Vitamina C todos os dias

A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), necessária para a produção do colágeno, ela tem ação antioxidante com função de combate a formação de radicais livres, responsáveis por doenças, em alguns casos,  irreversíveis, são as chamadas moléculas desalinhadas, que podem até causar câncer.

A privação de vitamina C, por tempo prolongado, leva ao escorbuto, doença, que por  anos assolou marinheiros que navegavam por longos períodos sem ingestão de frutas. Essa doença apresenta como primeiros sintomas, hemorragia na gengiva, desgaste nos dentes e sangramentos intensos, de difícil cicatrização. Ao ser descoberta a relação da vitamina C com o combate ao escorbuto, os marinheiros sempre levavam consigo sumo de frutas cítricas nas navegações.

Dentre as principais funções da vitamina C, ressaltamos o fortalecimento do sistema imunológico, aumento da disponibilidade de ferro (transformação de ferro férrico em ferro ferroso), fortalecimento das células ósseas, dentes, gengivas, vasos sanguíneos e processos de cicatrização.

A vitamina C contribui em períodos como a gravidez, quadros de anemia, problemas de pele (manchas, rugas, desidratação), aumento da proteção contra gripes e resfriados, além dos usuários de tabaco, nos quais há formação demasiada de radicais livres.

As frutas são as maiores fontes de vitamina C, principalmente as cítricas, porém alguns vegetais também contém boas quantidades da vitamina. A desvantagem é o preparo, pois a vitamina C se perde em altas temperaturas, ou seja, com o cozimento  perde-se boa parte desta vitamina.

Alimentos fontes de vitamina C: acerola, pimentão vermelho, goiaba, kiwi, brócolis, maracujá, mamão papaya, repolho, morango, laranja, couve flor, limão, mexerica, melancia e carambola.

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, não há armazenamento no nosso organismo, por isso precisamos consumir diariamente, pelos alimentos fonte, com o devido cuidado no preparo e na distribuição.

 

Henrique Tiago Neto
Nutricionista Personal Nutrition

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611998000200013

http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC4%20anais/IC4-9.pdf

http://www.insumos.com.br/funcionais_e_nutraceuticos/materias/100.pdf

http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/vitaminas_hidro.pdf

About nutrimeu

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *