Home » Sem categoria » 10 dicas para controlar o aumento do ácido úrico

10 dicas para controlar o aumento do ácido úrico

Foto: saude.ig (reprodução)
Foto: saude.ig (reprodução)

O ácido úrico é uma das substâncias produzidas pelo nosso organismo, ele surge da quebra das purinas através da ação da enzima xantina oxidase. As purinas estão presentes em diversos alimentos, e seus caminhos são divididos entre o sangue para utilização e os rins para eliminação.

Muitos são os motivos que os níveis desse ácido podem subir no sangue: a pessoa pode estar produzindo quantidades altas, o rim pode estar eliminando pouca quantidade ou interferência do uso de medicamentos.

Esse ácido úrico em excesso é acumulado nas articulações / extremidades causando dores fortes e em casos mais graves calcificam os locais que são depositados, e é popularmente conhecido como gota.

As melhores dicas para você que sofre de gota são:

  1. Acrescente salsão nas suas refeições. O salsão tem um poder de alcalinizar o sangue eliminando o ácido úrico de forma natural.
  2. Tenha uma dieta pobre em carnes vermelhas, principalmente vísceras: fígado, rim e moela. São alimentos ricos em purinas, e nos casos agudos devem ser evitados e ou consumidos com moderação.
  3. Beba 02 – 03 litros de água por dia. Ajude o seu rim a eliminar o excesso dessa toxina no organismo.
  4. Evite peixes e frutos do mar. O grupo dos mares é riquíssimo em purina e devem ser consumidos eventualmente por quem sofre do problema.
  5. Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C. As frutas cítricas e os vegetais verdes escuros são diuréticos, e dão aquele empurrãozinho que seu rim precisa.
  6. Bebidas como chás e cafés são permitidos. As bebidas alcoólicas são alimentos proibidos para os pacientes de gota, faça escolhas diferentes.
  7. Cuidado com as leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico). Esse grupo de alimentos protéicos não são os vilões mas devem ter o seu consumo moderado, sendo 01-02 x por semana em quantidades pequenas.
  8. Os leites e derivados estão salvos. Os alimentos protéicos do grupo de leite e derivados são permitidos, e não devem ser evitados na dieta da gota.
  9. Cereais integrais com moderação. Os cereais refinados são as melhores escolhas nas crises de gota, os integrais não são proibidos, mas devem ser consumidos em quantidades pequenas e eventualmente.
  10. Alimentos industrializados: não. Os molhos, extratos e caldos de carne são um veneno para o tratamento de gota, por isso não consuma.

Aproveite essas dicas e conviva em paz com a doença. Não deixe a gota atrapalhar a sua qualidade de vida

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista – CRN3 17166

About meunutricionista

Check Also

maça vinho

Maçãs ao vinho e especiarias

Hora de ficar com água na boca, uma delicia de receita. Se você quer surpreender …