Home » Você Nutricionista » Nutrição Clínica » Castanha do Brasil – alimento admirável

Castanha do Brasil – alimento admirável

A castanha do Brasil que até pouco tempo atrás era conhecida como castanha do Pará, é um alimento de alto valor nutritivo. Rica em aminoácidos essenciais, substâncias importantes para manutenção do corpo, adquiridos somente através da alimentação, são eles Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Cistéina, Triptofano, Valina, e Treonina (Souza & Menezes, 2004).

É também rica em cálcio e fósforo, que essenciais na alimentação infantil, possui elevado índice de magnésio e potássio, minerais importantes para o equilíbrio da saúde. Pesquisas recentes descobriram também que a amêndoa é rica em selênio, mineral de ação rejuvenescedora e energética (Vilhena, 2004).

Além destes nutriente, a castanha do Brasil possui quantidades consideráveis de ácidos graxos insaturados, dentre eles, o óleo oleico e linoléico, substâncias antioxidante que combatem os radicais livres (moléculas desordenadas).

Esta amêndoa além de gostosa e nutritiva, é de fácil acesso no Brasil, um alimento acessível e admirado no mundo inteiro; sua exportação é cada vez mais crescente.

O consumo regular aumenta a disposição, evita perdas de nutrientes essenciais e combate o envelhecimento precoce, ou seja, um alimento indispensável para o dia a dia.

Por ser rica em óleo, a quantidade deve ser dosada, pois, mesmo sendo gordura boa, consumida em excesso pode causar efeito rebote. A orientação de nutricionista para adequar a inclusão deste alimento na dieta, trará grandes benefícios à sua saúde.

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – PersonalNutrition

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000200025

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000400013

About nutrimeu

Check Also

Novo banner curso

O desafio de viver de consultório

Medo e insegurança são as principais queixas dos nutricionistas, esses acabam investindo seu tempo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *