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Os riscos de hiper-hidratação durante o exercício físico

Embora a hiper-hidratação seja menos frequente do que a hipoidratação em praticantes de exercícios físicos, devemos ter cautela nessas 2 situações, pois os riscos dessa são mais perigosos e podem requerer atenção médica imediata.

Ao beber líquidos em excesso, os níveis de sódio no sangue podem rapidamente cair a níveis perigosamente baixos, pois o corpo não consegue eliminar o excesso de água (pelo suor e urina) com rapidez suficiente para manter um nível seguro de sódio sanguíneo, podendo levar à hiponatremia- também conhecida como intoxicação por água que é quando a concentração de sódio no sangue fica menor que 135 mmol/L.

Essa condição pode ser agravada ainda nos casos em que há perdas excessivas de sódio no suor e reposição de fluidos com bebidas de baixo teor de sódio.

Em relação aos riscos, mulheres são mais predispostas fisiologicamente a terem hiponatremia em comparação aos homens: essas têm um espaço físico corporal e taxas de suor menores que a dos homens.

Os sintomas da hiponatremia durante o exercício ocorrem principalmente quando os níveis de sódio do plasma cai para menos que 130 mmol/L e incluem: inchaço, ganho de peso, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão, delírio, convulsões, dificuldade respiratória, perda de consciência, e, possivelmente, morte, se não tratada.

O American College of Sports Medicine recomenda 500 ml de líquidos 2 horas antes do início do exercício, e durante deve-se ingerir com intervalos regulares para repor perdas de suor ou ir até o máximo tolerado.

Já segundo a National Atlhetic Trainer’s Association o consumo deveria ser feito da seguinte maneira:

  • 500 a 600 ml de água ou bebida esportiva com 2-3 horas antes do exercício;
  • 200 a 300 ml de água durante o exercício a cada 10-20 minutos;
  • E depois do exercício repor o máximo que conseguir com objetivo de corrigir as perdas líquidas.

Para garantir um exercício sem preocupações, procure ingerir a quantidade de líquidos orientada pelo seu nutricionista!

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