Home » Você Nutricionista » Nutrição Esportiva » Suplementos alimentares na adolescência: resumo científico

Suplementos alimentares na adolescência: resumo científico

Foto: medplan / reprodução
Foto: medplan / reprodução

Os padrões de beleza impostos pela mídia e a sociedade, propiciam uma busca precoce dos adolescentes pelo corpo perfeito. Para tal, procuram academias e fazem uso de suplementos alimentares como forma de melhorar o rendimento físico e conquistar mais rapidamente os resultados.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos adolescentes praticantes regulares de musculação sobre alimentação e suplementação. Ser praticante físico regular de musculação, possuir entre 14 e 19 anos, e de ambos os gêneros, foram critérios de inclusão neste trabalho.

Aplicou-se um questionário de frequência alimentar (QFCA) validado para a população adolescente (SLATER, 2003). Além do QFCA, também foi verificado o conhecimento sobre o uso de suplementos; o estado nutricional foi determinado conforme pontos de corte preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2009).

Resultados: Quanto à alimentação, a maioria dos adolescentes realizava entre 3 a 5 refeições/diárias, sendo que o consumo de frutas, verduras, laticínios e açúcar eram consumidos diariamente por aproximadamente 30% dos entrevistados; entre as carnes, o consumo de frango e de boi foram as mais frequentes (n=24; 32,4% e n=20; 27%). 40,5% (n=30) dos entrevistados relatou utilizar suplementos alimentares, sendo Whey Protein e BCAA os mais consumidos, em sua maioria, diariamente.

Grande parte dos adolescentes que utilizavam suplementos relatou receber informações de como utilizar, mas não de um profissional nutricionista.

Os adolescentes realizam número menor de refeições que o indicado, apresentando baixo consumo de frutas e hortaliças. Muitos adolescentes utilizam suplementos alimentares sem prescrição de um profissional nutricionista, apesar de relatarem receberem informações de outras pessoas.

Artigo científico: Knowledge of Adolescent Regular Practitioners of Physical Activity on Nutrition and Supplementation, 2015

About meunutricionista

Check Also

Foto: mpestudoe (reprodução)

Entenda o problema da Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestinal Irritável (SII) é uma doença do trato gastrointestinal que é caracterizada …