Home » Você Nutricionista » Nutrição Clínica » TLR4 e obesidade: um olhar clínico

TLR4 e obesidade: um olhar clínico

Foto: nature (reprodução)
Foto: nature (reprodução)

O TLR 4 é um receptor do tipo Toll e é importante na ativação da resposta imune inata.

O TLR4 é um receptor essencial para o reconhecimento de lipopolissacarídeo (LPS) e tem um papel central na ligação entre a resistência à insulina, inflamação e obesidade.

LPS ativam os TLR4 e estes por sua vez ativam NF-Kappa B. As concentrações de LPS aumentam significativamente após a ingestão de refeições de alto teor de gordura saturada (incluindo ácido láurico) e carboidratos e também quando há predominância de bactérias gram negativas (disbiose).

Nos obesos há uma mutação no receptor TLR4, aumentando a resposta aos LPS. Adicionalmente a ingestão de gordura saturada leva ao aumento da permeabilidade intestinal, porque o LPS é solúvel em gordura, aumento a absorção dos LPS e gerando uma endotoxemia metabólica.

Assim, supõe-se que a o aumento do consumo de ácidos graxos saturados pode aumentar a endotoxemia nutricional e estimular a via TLR4-NF-Kappa B nos adipócitos, que podem ser a causa da infiltração de macrófagos no tecido adiposos.

Em um estudo experimental em ratos Wistar com uma dieta LOW CARB E HIGH FAT (a dieta continha 72% de gordura (óleo de milho e banha de porco), 28% de proteína, e <1% de carboidrato) durante 4 semanas houve endotoxemia mais elevada no grupo com a dieta experimental do que o grupo que recebeu infusão de lipopolissacarídeos.

Enquanto que os ácidos gordos saturados podem desencadear a sua sinalização inflamatória, alguns tipos de gorduras insaturadas podem agir inversamente. DHA e ácido eicosapentanóico ativam GPR120, que conduz à inibição da sinalização inflamatória induzida por LPS e a expressão de TNFa e IL-6 .

A modulação da microbiota intestinal e manutenção da permeabilidade intestinais são essenciais para evitar os danos gerados pela gordura saturada na dieta.

Participe do Simpósio de Nutrição Esportiva em Estética, para mais informações:
http://www.nutricaoesportivaestetica.com.br/

 

Ana Paula Pujol – CRN10 0559
www.institutoanapaulapujol.com.br

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

1. Diabetes. 2007;56:1761–1772;

2. Endocrine reviews 36.3 (2015): 245-271.

 

About meunutricionista

Check Also

Foto: mpestudoe (reprodução)

Entenda o problema da Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestinal Irritável (SII) é uma doença do trato gastrointestinal que é caracterizada …